Mobile cresce e revela a preferência do internauta por smartphones, aponta pesquisa do IAB Brasil

Levantamento anual do Interactive Advertising Bureau (IAB), “Brasil Conectado”, revela a liderança do smartphone entre os dispositivos móveis e mostra que 3/4 dos consumidores fazem uso para interações sociais.

28 NOVEMBRO 2014, SãO PAULO, BR
A pesquisa "Brasil Conectado 2014" comparou a audiência do digital em relação às outras mídias tradicionais. Neste ano, o estudo destacou a liderança dos smartphones com acesso à internet em detrimento a uma queda do uso dos tablets.

Foram apresentados esta semana no IAB Meeting 2014, último encontro da entidade este ano, os resultados da pesquisa anual “Brasil Conectado”, um estudo do IAB Brasil em parceria com a ComScore e que compara a audiência do digital em relação às outras mídias tradicionais como televisão, jornais impressos, revistas e rádio no País. A pesquisa revelou um dado interessante sobre a posse de dispositivos eletrônicos e destacou a liderança do smartphones (com acesso à internet) com um aumento de 20% de 2013 (52%) para este ano (72%). Outro dado que se destacou na pesquisa é a alta penetração do mobile entre os internautas, mostrando uma preferência destes pelo smartphone em relação aos tablets.

O estudo apontou ainda que 3/4 da audiência online brasileira (75%) utiliza regularmente pelo menos 1 de seus dispositivos eletrônicos (computador/laptop, smartphone ou tablet) enquanto assiste à TV. Além disso, 7 em cada 10 (69%) entrevistados concordam que a publicidade online os motivou a procurar informação extra sobre um determinado produto e mais da metade (54%) usa os dispositivos móveis para checar informações de produto enquanto compra em lojas físicas.

O levantamento “Brasil Conectado” destacou também um expressivo percentual de usuários conectados via mobile de 14 a 20 horas (16%) ou mais de 20 de horas semanais (15%), considerando o acesso por meio de smartphones e tablets. Tal dado, aliás, endossa e corrobora com a afirmação de que os dispositivos móveis ganham cada vez mais força no dia a dia dos brasileiros, haja vista o montante elevado de tempo dedicado à conexão móvel.

O IAB Meeting 2014 também contou com a presença de Randall Rothenberg, Presidente e CEO do IAB Estados Unidos, que mostrou dados de como o crescimento da publicidade na internet ultrapassou todos os outros formatos de mídia (rádio, jornal, TV a cabo e TV aberta) nos últimos 8 anos, alcançando os US$ 50 bilhões em todo o mundo, em 2013. Randall ainda sinalizou que a receita publicitária anual dos dispositivos móveis teve 110% de crescimento entre 2012 e 2013, acumulando gastos de US$ 7,1 bilhões no ano passado, globalmente.

Esse alinhamento da preferência mobile pode ser observado nos dados apontados pela pesquisa do IAB Brasil e da ComScore. “Essa tendência mostrada na pesquisa deste ano e embasada pela expressividade do mobile em horas de conexão ganham corpo frente aos dados trazidos por Randall e mostra que o Brasil segue um caminho natural, com características locais”, avalia Rafael Davini, Presidente do IAB Brasil.

O IAB Brasil tem o orgulho e compromisso de representar o Mercado Publicitário Digital e manter-se como referência às melhores práticas do mercado no Brasil. Atualmente, o IAB conta com mais de 230 associados, entre veículos, empresas de tecnologia, agências, anunciantes, empresas de pesquisa e desenvolvedoras web, líderes em seus segmentos no País.

A pesquisa completa “Brasil Conectados 2014” está disponível na Sala de Imprensa do IAB Brasil.

Sobre o IAB

O IAB Brasil é uma entidade sem fins lucrativos que tem como missão incentivar a criação de normas e padrões para o planejamento, criação, compra, venda, veiculação e mensuração de mensagens comerciais; desenvolver o intercâmbio de experiências e conhecimentos técnicos de seus associados; regulamentar as pesquisas e estudos que comprovem a eficiência da mídia interativa; promover a identificação de oportunidades de posicionamento da mídia interativa através de linguagem publicitária para atrair o interesse de anunciantes e profissionais da mídia tradicional.

Também promove o intercâmbio - nacional e internacional - de experiências e conhecimentos técnicos por meio de cursos, palestras, publicações, artigos e pesquisas cujos resultados sejam de interesse comum ao mercado.

Informações à imprensa

Fabiane Abel (11) 98581-3061 fabiane@neelken.com

Carol Cavalaro carol@neelkeen.com

"Essa tendência mostrada na pesquisa deste ano e embasada pela expressividade do mobile em horas de conexão ganham corpo frente aos dados trazidos por Randall e mostra que o Brasil segue um caminho natural, com características locais. " Rafael Davini, Presidente do IAB Brasil